Perfil do investidor! Saiba o seu lugar no mundo dos investimentos.



Por: Jessica Senk – 5 de Agosto de 2021 às 14h56.

Você já deve ter se perguntado algumas vezes, como descobrir qual o seu perfil e formas de investimentos melhores. Calma, vamos te ajudar listando os perfis de investidores e suas características.

Primeiro, você precisa saber que investir, é algo que precisa ser aperfeiçoado através do conhecimento. Sim, conhecimento nunca é demais. Conhecer o mercado e como ele funciona, é essencial para o sucesso dos seus investimentos.

Outra coisa que você precisa saber, é que todo investimento possui risco. Por isso, o conhecimento, estudos diários e acompanhamento do mercado, são hábitos indispensáveis para estar cada vez mais blindado(a) contra esses riscos.

Sem mais delongas, vamos para o perfil de cada investidor. Agora é aquela hora que você faz um check, para saber se algum deles se encaixa em você.

O que é perfil de investidor?

É a classificação que a pessoa que aplica/investe seu dinheiro, recebe. Como exigência da CVM (Comissão de Valores Imobiliários), essa classificação de perfil deve existir. A CVM é responsável por regulamentar todo universo de investimentos, aplicações financeiras, instituições envolvidas e bolsa de valores, entre outras coisas.

Mas, como saber qual o meu perfil de investidor?

De acordo com a instrução de número 539 da CVM é extremamente importante que as instituições financeiras oferecerem aos clientes, os produtos de investimento condizentes com seus perfis.  Então, a grande maioria das instituições financeiras que oferecem produtos de investimentos, oferecem aos  seus clientes uma análise de perfil de investidor.

Um questionário é a forma para definir o seu perfil de investidor. O mesmo é fornecido pela instituição financeira contratada. Através desse questionário, informações como riscos que o cliente está disposto a assumir quando faz um investimento.

Com os resultados do questionário, é possível indicar os melhores produtos e investimentos para o perfil do cliente. Um termo muito usado nesse segmento é o suitability – processo de adequação dos investimentos ao perfil do investidor.

Importante salientar que o seu perfil de investidor não é imutável. Conforme você adquire experiência e conhecimento, consegue entender melhor a cada dia como funciona o mercado financeiro, e assim se sente seguro para assumir novas modalidades de investimento.

Perfis do Investidor

Esses são os principais perfis que as instituições financeiras trabalham, e quem define esses perfis é a AMBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), veja:

Conservador

Quando falamos em perfil conservador, logo pensamos em CDB’s, títulos públicos e fundos de renda fixa. Isso porque essas são as modalidades que oferecem nenhum ou baixo risco.

A pessoa que tem o perfil conservador, busca receber ganhos reais com o menor risco possível, mesmo que para isso tenha que abrir mão da rentabilidade.

Moderado

Como o nome mesmo sugere, o investidor moderado está disposto a correr um risco um pouco maior para obter maior rentabilidade, mas, sem abrir mão da segurança.

Esse perfil diversifica seus investimentos entre renda fixa, fundos multimercados que possuem médio risco, e até ações.

De maneira mais simples, o investidor moderado não é totalmente fechado para o risco, e até aceita assumir essa responsabilidade para obter mais rentabilidade, mas não deixa de pensar na segurança.

Normalmente esse tipo de investidor já possui maior conhecimento sobre como funciona o mercado.

Arrojado ou agressivo 

Disposto a correr riscos para obter maior rentabilidade. Essa é a principal característica desse perfil de investidor. Não se importa em perder uma pequena parte de seu patrimônio, pois possui economias e fontes de renda para lidar com esse tipo de situação, e a maior parte de seus investimentos está concentrada em renda variável, que são ações, fundo de ações, opções entre outros.

Inteligência emocional é a principal característica desse perfil, pois precisa de equilíbrio e inteligência para lidar com altos e baixos do mercado.

E aí, já sabe qual é o seu perfil de investidor? Precisa de mais informação sobre esse universo dos investimentos e criptomercado? Fique de olho em nosso site e redes sociais e não perca nenhum conteúdo!

Voltar

Comentários